quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aula do dia 28/05


O texto Contextos de Alfabetização na Aula de Ana Teberosky e Núria Ribeira tem como objetivo nos mostrar que as crianças que chegam nas escolas, já chegam com um conhecimento da linguagem escrita. Esse conhecimento se dá pois, a criança interage com o meio em que vive e a todo momento está exposta a vários tipos de informação. É importante destacar que mesmo as crianças que crescem em uma realidade menos favorecida também chegam na escola com sua leitura de mundo.



Essa perspectiva vai contra a concepção tradicional de educação. Pois, essa acredita que crianças de baixa renda não conseguem se desenvolver tão bem quanto crianças de um nível social mais alto, devido a falta de estimulo e a situação de carência total dessas crianças.


As autoras vão destacar a importância dos professores utilizarem diferentes contextos de alfabetização em sala de aula. Elas nos mostram como é importante o manuseio de diferentes tipos de objetos escritos pelas crianças. Podem ser utilizados livros, jornais,cartas,receitas... No entanto é importante que o professor apresente esses objetos para a criança não apenas com o intuito que elas se familiarizem com suas mensagens mas que, possam conhecer novos objetos. E através deles trabalhar a forma que esses textos são estruturados, as diferenças entre eles e etc.


A partir deles o professor como mediador poderá levantar questionamentos e incentivar a observação dos diferentes contextos. Como por exemplo: perguntar de que forma esses textos são estrturados, as diferenças entre eles, sua funcionalidade e etc.


A ação do adulto também estará sendo observada a todo momento e muitas vezes imitada pela criança. Por isso, é necessário que o adulto esteja ciente desse processo de imitação para que possa a partir dele, dar um significação a essa imitação como por exemplo estimular atitudes de leitor e escritor no aluno.


As autoras também focalizam a importância do professor estimular a leitura aos seus alunos. Através de leituras de histórias e pedindo para que os alunos a recontem no final. Essa prática é importante pois, faz com que a criança entre em contato com novos vocabulários além, de trabalhar a oralidade da criança.


Outra prática importante feita pelo professor mediador é se colocar na função de escriba da turma, dessa forma irá auxiliar no processo de associação da fala e escrita do aluno. Para isso, podem ser utilizadas atividades como: criação de histórias, fatos do dia-a-dia e etc. Criar um contexto de perguntas e respostas também ajudam a estimular a compreensão dos conteúdos, a trabalhar a oralidade e a capacidade de questionamento do aluno.Com relação a escrita é importante que o professor fique atento para a escrita do aluno para que possa ajudá-lo quando houver erros.


Todos esses contextos mencionados pelas autoras podem ser utilizados para despertar o interesse dos alunos para a escrita e a leitura.
Através dessa leitura pude perceber a importância do professor ser um mediador na relação de construção de conhecimento do aluno utilizando o conhecimento que a criança já trás da sua leitura de mundo para inseri-la em um contexto mais amplo.

Beijos a até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Bruna, você iniciou bem a reflexão, mas creio que pode aprofundar a análise. Procure discutir os contextos que as autoras focalizam para a alfabetização, ok? Detalhe cada um e apresente possibilidades de relação com a prática.

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  2. Bruna, a postagem ampliou-se bastante! Ficou muito bom! Avançou bastante! Parabéns!

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