quarta-feira, 27 de maio de 2009

Oralidade e Escrita

O texto Oralidade e Escrita perspectiva para o ensino de língua materna foi trabalhado durante duas aulas. A partir de sua leitura e das discussões feitas em sala de aula, pude perceber que a aquisição da escrita é muito mais valorizada e trabalhado nas escolas. Não havendo uma maior preocupação em desenvolver e estimular a oralidade das crianças.


Acredito que isso ocorra pois, ao chegar na escola a criança já tem o domínio da fala e com isso, a escola acaba por focalizar mais a escrita do que a oralidade.


No entanto,temos que refletir sobre essa prática, pois, o desenvolvimento da oralidade é tão importante quanto o da escrita. Já que, a fala ajuda a estruturar o pensamento além de influenciar na forma com que o indivíduo se porta em sociedade.

Encontrei esse vídeo e achei bem legal pois, ele nós mostra algumas atividades que podemos incorporar em nossa sala de aula que ajuda a trabalhar tanto a leitura quanto a escrita.


Beijos e até a próxima postagem



Um comentário:

  1. Bruna, você iniciou uma boa reflexão sobre o texto "Oralidade e Escrita", mas sugiro que contextualize a atividade e o texto que é foco do exercício reflexivo. Após recebê-lo, você poderá inseri-lo aqui mesmo nesta postagem.

    ResponderExcluir