quinta-feira, 25 de junho de 2009

Aula do dia 18/06

O texto "Práticas de Linguagem Oral e Alfabetização Inicial na Escola: Perspectiva Sociolínguistica" de Erik Jacobson vai nos mostrar, a necessidade que existe de nós professores utilizarmos o que as crianças já trazem e casa como ponto de partida para inicializar a alfabetização.

Isso ocorre pois, ao chegar na escola as crianças esperam encontrar uma linguagem parecida com a que ela está acostumada. E ao se deparar com um conteudo totalmente diferente de sua realidade, a adaptação será mais difícil. Fazendo com que, a criança tenha maior dificuldade.

Achei bem interessante quando o autor diz que se a criança não consegue aprender novas práticas letradas, e se a professora desvaloriza as práticas letradas da comunidade que ela provém é sinal que a escola esta falhando e não o aluno. Achei interessante pois, geralmente a culpa do fracasso escolar é voltada para o aluno e não para a escola. E nesse texto o autor mostra o despreparo da escola em atender alunos portadores de realidade diferente a da escola.

Outro ponto que considero importante no texto é quando o autor cita que a alfabetização é um ato comunicativo e que a comunicação precisa acontecer sem que se considere formas certas ou erradas, estas estarão certas ou erradas de acordo com cada contexto. É importante que a escola considere a norma padrão de fala. Porém, possibilitando o aluno a conhecer a variedade que pode ocorrer dentro de uma mesma língua seja ela regional, social etc. Possibilitando que a criança se torne um poliglota dentro de seu próprio país.

Ao ler esse texto pude pensar sobre o estágio supervisionado na educação infantil que fiz esse período. Meu estágio observatório foi feito no Jardim III com crianças de 4 e 5 anos. E lá pude notar que as crianças estão um pouco desinteressadas com relação ao mundo da escrita.Mas porque será que isso acontece? Ao terminar de ler o texto entendi que a forma que essas crianças estão sendo "alfabetizadas" não está de acordo com a bagagem que elas trazem de casa e a alfabetização não parte de suas experiências. E sim, de um modelo tradicional de ensinar as "famílias do alfabeto" e formar palavras a partir delas. Acredito que esse seja um dos grandes motivos pelo desmotivação das crianças.

Dessa forma, acredito que o texto tenha sido bastante útil para percebermos a necessidade de buscarmos como ponto de partida para iniciar a alfabetização aos conhecimentos que os alunos já trazem de sua realidade. Tornando esse processo mais agradável e prazeroso.

Beijos e até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Bruna, sugiro que deixe os comentários livres para serem postados. Para mim, facilita... Fica difícil saber se já comentei ou não suas postagens... Pode ser??

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  2. A reflexão está muito boa! conseguiu retratar grande parte dos aspectos mais importantes do texto. Além disso, consegue fazer relação com a prática a partir de sua experiência no estágio. Muito boa!!

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