O texto "Práticas de Linguagem Oral e Alfabetização Inicial na Escola: Perspectiva Sociolínguistica" de Erik Jacobson vai nos mostrar, a necessidade que existe de nós professores utilizarmos o que as crianças já trazem e casa como ponto de partida para inicializar a alfabetização.
Isso ocorre pois, ao chegar na escola as crianças esperam encontrar uma linguagem parecida com a que ela está acostumada. E ao se deparar com um conteudo totalmente diferente de sua realidade, a adaptação será mais difícil. Fazendo com que, a criança tenha maior dificuldade.
Achei bem interessante quando o autor diz que se a criança não consegue aprender novas práticas letradas, e se a professora desvaloriza as práticas letradas da comunidade que ela provém é sinal que a escola esta falhando e não o aluno. Achei interessante pois, geralmente a culpa do fracasso escolar é voltada para o aluno e não para a escola. E nesse texto o autor mostra o despreparo da escola em atender alunos portadores de realidade diferente a da escola.
Outro ponto que considero importante no texto é quando o autor cita que a alfabetização é um ato comunicativo e que a comunicação precisa acontecer sem que se considere formas certas ou erradas, estas estarão certas ou erradas de acordo com cada contexto. É importante que a escola considere a norma padrão de fala. Porém, possibilitando o aluno a conhecer a variedade que pode ocorrer dentro de uma mesma língua seja ela regional, social etc. Possibilitando que a criança se torne um poliglota dentro de seu próprio país.
Ao ler esse texto pude pensar sobre o estágio supervisionado na educação infantil que fiz esse período. Meu estágio observatório foi feito no Jardim III com crianças de 4 e 5 anos. E lá pude notar que as crianças estão um pouco desinteressadas com relação ao mundo da escrita.Mas porque será que isso acontece? Ao terminar de ler o texto entendi que a forma que essas crianças estão sendo "alfabetizadas" não está de acordo com a bagagem que elas trazem de casa e a alfabetização não parte de suas experiências. E sim, de um modelo tradicional de ensinar as "famílias do alfabeto" e formar palavras a partir delas. Acredito que esse seja um dos grandes motivos pelo desmotivação das crianças.
Dessa forma, acredito que o texto tenha sido bastante útil para percebermos a necessidade de buscarmos como ponto de partida para iniciar a alfabetização aos conhecimentos que os alunos já trazem de sua realidade. Tornando esse processo mais agradável e prazeroso.
Beijos e até a próxima postagem!
quinta-feira, 25 de junho de 2009
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Bruna, sugiro que deixe os comentários livres para serem postados. Para mim, facilita... Fica difícil saber se já comentei ou não suas postagens... Pode ser??
ResponderExcluirA reflexão está muito boa! conseguiu retratar grande parte dos aspectos mais importantes do texto. Além disso, consegue fazer relação com a prática a partir de sua experiência no estágio. Muito boa!!
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