segunda-feira, 4 de maio de 2009

Minha Primeira Aula de TAE LP

A partir do texto e da discussão feita em sala de aula, pude entender um pouco mais sobre a avaliação formativa e perceber a importância deste tipo de avaliação para o aluno. Pois, ela possibilita que o aluno reveja seus erros e tenha a oportunidade de transformá-los em acertos.
No entanto, essa realidade não está presente em nossas salas de aula. Professores continuam insistindo em utilizar métodos de avaliação que não contribuem para o desenvolvimento do aluno. E mais grave ainda, a realidade da avaliação formativa mal chegou aos cursos de graduação responsáveis por formar educadores. Digo isso, pois, estou no 5º período de pedagogia e foi a primeira vez que me deparei com este tipo de avaliação. Fico me perguntando como podemos esperar uma mudança no sistema de avaliação das escolas, se as instituições responsáveis por formar educadores continuam avaliando seus alunos de uma forma tradicional?
Acredito que para essa realidade ser mudada é necessário que os profissionais sejam formados com um olhar diferente sobre o papel da avaliação. E para isso acontecer, é preciso que haja uma mudança dentro das faculdades para que aos poucos, uma nova realidade seja refletida nas salas de aula.
Fico feliz por estar tendo a oportunidade de entender e o mais importante de participar de uma avaliação formativa. Pois, tendo a oportunidade de vivenciar esse tipo de avaliação consigo entender integralmente a importância desta para desenvolvimento de uma aprendizagem mais profunda. Além, de acreditar que a idéia do professor seja o ponta pé inicial para mudar não só a minha mais a concepção de muitos futuros educadores a cerca do papel da avaliação.Fico feliz de participar de mais um desafio.
Beijos e até a próxima postagem...

Um comentário:

  1. Bruna, suas reflexões são muito relevantes!! Vejo que podemos fazer diferente se nos dispusermos a enfrentar os desafios!! Parabéns por ter aceitado o desafio e desculpe a demora em deixar um recadinho aqui... Mas, prometo que serei mais assíduo!! ehehehe...

    ResponderExcluir