quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trabalho em Grupo

O nosso grupo é formado: por: Bruna Ruffoni (Eu), Nayara Medeiros, Angelina, Emile e Camila Parreira. Nós ficamos responsáveis por desenvolver atividades para crianças de 3 anos.


  • Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas:

A atividade será realizada com a música: A Canoa. A letra da música será escrita no cartaz, colocando figuras ao lado das palavras canoa, peixinho e fundo do mar. Será deixado um espaço no cartaz para que, quando a música for cantada o nome das crianças sejam sendo acrescentados no decorrer da música. Para que esta atividade seja realizada, será necessário pedir para que os responsáveis enviem uma foto 3x4 da criança para que, a professora possa fazer a plaquinha com a foto e nome da criança para serem colocados no cartaz.

Objetivo da Atividade: Através dessa atividade o aluno desenvolve o conhecimento lingüístico por intermédio do seu nome e as habilidades cognitivas através da aprendizagem da letra da música.

Letra da Música Utilizada: Se a canoa virou, Vou deixá-la virar, foi por causa ( nome do aluno) que não soube remar, Se eu fosse um peixinho, E soubesse nadar, Eu tirava ( nome do aluno) do fundo do mar.

  • Desenvolver a compreensão na leitura, Desenvolver a interpretação e Comparar textos novos com textos já conhecidos.

Essa atividade irá acontecer inicialmente com a história da chapeuzinho Vermelho. A professora contará a história e depois todos os alunos farão uma rodinha para que, sendo estimulados pela professora possam recontar a história da maneira que compreenderam.

Em outro dia será contada a história da Branca de Neve e os Sete Anões, e da mesma forma que aconteceu na aula anterior, os alunos sentarão em roda para que possam recontar a história a sua maneira. Ainda em roda, a professora estimulará os alunos a lembrarem da história da Chapeuzinho Vermelho comparando com a da Branca de Neve com perguntas do tipo: O lobo mau está em qual história?Quem comeu a maça? Fazendo com que, os alunos comparem as diferenças e semelhanças entre elas.

Objetivo da Atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.

  • Desenvolver a memorização:

A atividade será realizada utilizando quatro figuras de animais ( gato, cachorro, pato e cavalo). Essas figuras serão colocadas presa ao quadro em uma ordem determinada pela professora. Depois que as figuras forem colocadas no quadro a professora perguntará o nome de cada animal, para que primeiro, seja feita a identificação das figuras.

Logo após a identificação a professora juntamente com os alunos vão pegar figuras iguais que estão disponíveis em cima da mesa para fazer o pareamento das figuras na mesma ordem das que estão no quadro. Depois do pareamento, a professora irá repetir em voz alta juntamente com a turma a ordem dos animais.

Em seguida, a fileira das figuras que foram pareadas será retirada pela professora. E a fileira original será tampada de forma que os alunos não consigam enxergar. As figuras retiradas, serão embaralhadas. Com a ajuda e incentivo da professora os alunos irão falar a ordem dos animais tentando lembrar a ordem original que está em cima escondida.

Ao montar a nova fileira,a fileira original será descoberta fazendo com que, os alunos possam perceber se a ordem esta correta ou não. Havendo erros a atividade poderá ser repetida pela professora até a ordem correta ser montada.

Objetivo da Atividade: Essa atividade, visa estimular e trabalhar o desenvolvimento da memorização da criança de uma forma lúdica.

  • Estimular a pronúncia clara dos sons e Perceber os sons da língua:

A atividade será realizada utilizando a música : Orquestra Legal da Mara Maravilha. A professora irá colocar a música para que as crianças possam escutar. Depois a professora utilizará imagens dos animais que aparecem na música: pintinho, galinha, papagaio, pato e cachorro e e estimulará os alunos a lembrarem dos sons ouvidos na música, então perguntará aos alunos qual é o som que cada animal emite. Ex: Qual é o som que o pintinho faz? R: piu, pui, piu, piu.

Objetivo da Atividade: Os alunos serão estimulados a pronunciar os sons, identificando-os com cada animal.

Letra da Música Utilizada: Do ovo saiu o pintinho, piu,piu,piu,piu..., A mãe é a galinha carijó, Co-coró,có-có-có-có, Piu,piu,piu, Có-có-có-có, Cantava o pintinho e a galinha carijó, O papagaio tagarela, Curupaco,curupaco,curupaco, Qué,qué,qué,qué..., Curupaco,curupaco,curupaco, O cachorro faz "au-au", E "miau" faz o gato, Piu,piu,piu..., Coró-có-có, Curupaco,curupaco, Qué,qué,qué, Miau,miau,miau, Au,au,au, Todos bichos na orquestra bem legal.

  • Reconhecer a ortografia das palavras:

Para que a atividade possa ser realizada é necessário, que o alfabeto esteja exposto na sala de aula desde o início do ano letivo. e que cada aluno tenha em sua mesa uma plaquinha com seu nome.Com isso, a professora irá pegar todas as plaquinhas e misturá-las, Propondo para os alunos que reconheçam e peguem a plaquinha referente ao seu nome.

Objetivo da Atividade: O objetivo desta atividade é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial o seu nome, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.

  • Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos:

Para que a atividade seja realizada a professora pedirá para que os alunos observem os sons que serão escutados por eles na volta da escola para casa. No dia seguinte a professora retoma as atividades pedindo para que os alunos reproduzam os sons.

Objetivo da Atividade: Essa atividade tem como objetivo, fazer com que as crianças percebam os diferentes sons que estão a sua volta. E com isso, possam distinguir alguns sons da língua.

Bom, por enquanto é isso!

Até a próxima...








Um comentário:

  1. Bruna, seguem os mesmos comentários feitos nos portfólios das colegas:

    "Muito boas as atividades, a descrição e a justificativa. Sobre a atividade para distinção de alguns sons da língua, o trabalho com a oralidade pode ser feito cotidianamente.
    * Pode-se ler um poema em que estes sons apareçam.
    * Pode-se criar onomatopéias (barulhos expressos oralmente), imitar sons da natureza, pedir que as crianças ouçam os sons da rua onde moram e que repitam...etc...
    Procure alguma atividade que possa ser trabalhado este objetivo. Ok?

    ResponderExcluir