quarta-feira, 27 de maio de 2009

Oralidade e Escrita

O texto Oralidade e Escrita perspectiva para o ensino de língua materna foi trabalhado durante duas aulas. A partir de sua leitura e das discussões feitas em sala de aula, pude perceber que a aquisição da escrita é muito mais valorizada e trabalhado nas escolas. Não havendo uma maior preocupação em desenvolver e estimular a oralidade das crianças.


Acredito que isso ocorra pois, ao chegar na escola a criança já tem o domínio da fala e com isso, a escola acaba por focalizar mais a escrita do que a oralidade.


No entanto,temos que refletir sobre essa prática, pois, o desenvolvimento da oralidade é tão importante quanto o da escrita. Já que, a fala ajuda a estruturar o pensamento além de influenciar na forma com que o indivíduo se porta em sociedade.

Encontrei esse vídeo e achei bem legal pois, ele nós mostra algumas atividades que podemos incorporar em nossa sala de aula que ajuda a trabalhar tanto a leitura quanto a escrita.


Beijos e até a próxima postagem



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trabalho em Grupo

O nosso grupo é formado: por: Bruna Ruffoni (Eu), Nayara Medeiros, Angelina, Emile e Camila Parreira. Nós ficamos responsáveis por desenvolver atividades para crianças de 3 anos.


  • Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas:

A atividade será realizada com a música: A Canoa. A letra da música será escrita no cartaz, colocando figuras ao lado das palavras canoa, peixinho e fundo do mar. Será deixado um espaço no cartaz para que, quando a música for cantada o nome das crianças sejam sendo acrescentados no decorrer da música. Para que esta atividade seja realizada, será necessário pedir para que os responsáveis enviem uma foto 3x4 da criança para que, a professora possa fazer a plaquinha com a foto e nome da criança para serem colocados no cartaz.

Objetivo da Atividade: Através dessa atividade o aluno desenvolve o conhecimento lingüístico por intermédio do seu nome e as habilidades cognitivas através da aprendizagem da letra da música.

Letra da Música Utilizada: Se a canoa virou, Vou deixá-la virar, foi por causa ( nome do aluno) que não soube remar, Se eu fosse um peixinho, E soubesse nadar, Eu tirava ( nome do aluno) do fundo do mar.

  • Desenvolver a compreensão na leitura, Desenvolver a interpretação e Comparar textos novos com textos já conhecidos.

Essa atividade irá acontecer inicialmente com a história da chapeuzinho Vermelho. A professora contará a história e depois todos os alunos farão uma rodinha para que, sendo estimulados pela professora possam recontar a história da maneira que compreenderam.

Em outro dia será contada a história da Branca de Neve e os Sete Anões, e da mesma forma que aconteceu na aula anterior, os alunos sentarão em roda para que possam recontar a história a sua maneira. Ainda em roda, a professora estimulará os alunos a lembrarem da história da Chapeuzinho Vermelho comparando com a da Branca de Neve com perguntas do tipo: O lobo mau está em qual história?Quem comeu a maça? Fazendo com que, os alunos comparem as diferenças e semelhanças entre elas.

Objetivo da Atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.

  • Desenvolver a memorização:

A atividade será realizada utilizando quatro figuras de animais ( gato, cachorro, pato e cavalo). Essas figuras serão colocadas presa ao quadro em uma ordem determinada pela professora. Depois que as figuras forem colocadas no quadro a professora perguntará o nome de cada animal, para que primeiro, seja feita a identificação das figuras.

Logo após a identificação a professora juntamente com os alunos vão pegar figuras iguais que estão disponíveis em cima da mesa para fazer o pareamento das figuras na mesma ordem das que estão no quadro. Depois do pareamento, a professora irá repetir em voz alta juntamente com a turma a ordem dos animais.

Em seguida, a fileira das figuras que foram pareadas será retirada pela professora. E a fileira original será tampada de forma que os alunos não consigam enxergar. As figuras retiradas, serão embaralhadas. Com a ajuda e incentivo da professora os alunos irão falar a ordem dos animais tentando lembrar a ordem original que está em cima escondida.

Ao montar a nova fileira,a fileira original será descoberta fazendo com que, os alunos possam perceber se a ordem esta correta ou não. Havendo erros a atividade poderá ser repetida pela professora até a ordem correta ser montada.

Objetivo da Atividade: Essa atividade, visa estimular e trabalhar o desenvolvimento da memorização da criança de uma forma lúdica.

  • Estimular a pronúncia clara dos sons e Perceber os sons da língua:

A atividade será realizada utilizando a música : Orquestra Legal da Mara Maravilha. A professora irá colocar a música para que as crianças possam escutar. Depois a professora utilizará imagens dos animais que aparecem na música: pintinho, galinha, papagaio, pato e cachorro e e estimulará os alunos a lembrarem dos sons ouvidos na música, então perguntará aos alunos qual é o som que cada animal emite. Ex: Qual é o som que o pintinho faz? R: piu, pui, piu, piu.

Objetivo da Atividade: Os alunos serão estimulados a pronunciar os sons, identificando-os com cada animal.

Letra da Música Utilizada: Do ovo saiu o pintinho, piu,piu,piu,piu..., A mãe é a galinha carijó, Co-coró,có-có-có-có, Piu,piu,piu, Có-có-có-có, Cantava o pintinho e a galinha carijó, O papagaio tagarela, Curupaco,curupaco,curupaco, Qué,qué,qué,qué..., Curupaco,curupaco,curupaco, O cachorro faz "au-au", E "miau" faz o gato, Piu,piu,piu..., Coró-có-có, Curupaco,curupaco, Qué,qué,qué, Miau,miau,miau, Au,au,au, Todos bichos na orquestra bem legal.

  • Reconhecer a ortografia das palavras:

Para que a atividade possa ser realizada é necessário, que o alfabeto esteja exposto na sala de aula desde o início do ano letivo. e que cada aluno tenha em sua mesa uma plaquinha com seu nome.Com isso, a professora irá pegar todas as plaquinhas e misturá-las, Propondo para os alunos que reconheçam e peguem a plaquinha referente ao seu nome.

Objetivo da Atividade: O objetivo desta atividade é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial o seu nome, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.

  • Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos:

Para que a atividade seja realizada a professora pedirá para que os alunos observem os sons que serão escutados por eles na volta da escola para casa. No dia seguinte a professora retoma as atividades pedindo para que os alunos reproduzam os sons.

Objetivo da Atividade: Essa atividade tem como objetivo, fazer com que as crianças percebam os diferentes sons que estão a sua volta. E com isso, possam distinguir alguns sons da língua.

Bom, por enquanto é isso!

Até a próxima...








Diferenciação de Tipologia Textual e Gênero Textual

Tipologia Textual:
É a forma como uma texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, exposição, injuñção, diálogo e entrevista.


Gênero Textual:
Refere-se às diferentes formas de expressão textual como por exemplo: poesia, crônica, contos, prosas, etc. Os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, poderemos também identificar a carta pessoal, e-mail, conversas pelo telefone e tantos outros exemplares de gênero que estão a todo momento em nossa volta.


A partir da pesquisa pude concluir que, os gêneros textuais estão sendo formados a todos os momentos em textos que são produzidos pelas pessoas. E a forma ou a estrutura que este texto irá adquirir, será classificado entre os tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos.
Bom, por enquanto é só isso...
Até a próxima postagem
*Fonte : pt.wikipedia.org


terça-feira, 5 de maio de 2009

Terceira Aula de TAE LP


Na aula do dia 30/04, discutimos um texto sobre: Os processos iniciais de leitura e escrita. E foi apresentado para turma como se deu as transformações do processo de alfabetização durante os anos.
O professor Ivan, também nos mostrou a importância de entendermos que as crianças que chegam à escola para serem alfabetizadas já possuem uma leitura do universo que estão inseridas. E é preciso que nós professores tenhamos sempre isso em mente. Para não cometer o erro de tratar nossos alunos como indivíduos vazios.
Para finalizar, acredito que podemos utilizar a leitura de mundo dos nossos alunos para estimular e fazer a alfabetização acontecer de uma forma mais prazerosa.
Um outro ponto importante da aula a meu ver, foi a atividade que começamos a desenvolver em sala de aula. Precisamos criar atividades para crianças de 3 anos ( meu grupo) que visa desenvolver uma série de habilidades. Para ser sincera, gostei muito da proposta porém, estou sentindo bastante dificuldade de formular estas atividades.Estou sentindo que preciso estudar uma pouco de psicologia do desenvolvimento...
Por enquanto é só isso...

Até a próxima postagem!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Minha Primeira Aula de TAE LP

A partir do texto e da discussão feita em sala de aula, pude entender um pouco mais sobre a avaliação formativa e perceber a importância deste tipo de avaliação para o aluno. Pois, ela possibilita que o aluno reveja seus erros e tenha a oportunidade de transformá-los em acertos.
No entanto, essa realidade não está presente em nossas salas de aula. Professores continuam insistindo em utilizar métodos de avaliação que não contribuem para o desenvolvimento do aluno. E mais grave ainda, a realidade da avaliação formativa mal chegou aos cursos de graduação responsáveis por formar educadores. Digo isso, pois, estou no 5º período de pedagogia e foi a primeira vez que me deparei com este tipo de avaliação. Fico me perguntando como podemos esperar uma mudança no sistema de avaliação das escolas, se as instituições responsáveis por formar educadores continuam avaliando seus alunos de uma forma tradicional?
Acredito que para essa realidade ser mudada é necessário que os profissionais sejam formados com um olhar diferente sobre o papel da avaliação. E para isso acontecer, é preciso que haja uma mudança dentro das faculdades para que aos poucos, uma nova realidade seja refletida nas salas de aula.
Fico feliz por estar tendo a oportunidade de entender e o mais importante de participar de uma avaliação formativa. Pois, tendo a oportunidade de vivenciar esse tipo de avaliação consigo entender integralmente a importância desta para desenvolvimento de uma aprendizagem mais profunda. Além, de acreditar que a idéia do professor seja o ponta pé inicial para mudar não só a minha mais a concepção de muitos futuros educadores a cerca do papel da avaliação.Fico feliz de participar de mais um desafio.
Beijos e até a próxima postagem...