terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese Conclusiva




Ao finalizar a disciplina Tendências Atuais da Língua Portuguesa I, utilizarei este espaço para traçar um panorama geral de tudo que estudamos ao longo deste período.

Esta disciplina teve como objetivo nos ajudar a compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na Educação Infantil. E para isso utilizamos autores como: Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Teresa Colomer entre outros.

Acredito que essa disciplina tenha sido de grande importância para a minha formação. Nunca havia estudado sobre alfabetização e para falar a verdade também não havia percebido com é complexa a "arte de alfabetizar". Com a disciplina consegui apliar meu horizonte acerca das teorias que cercam a alfabetização e perceber como é importante termos um profissional bem instruído para trabalhar como professor alfabetizador.

A partir da disciplina, com a mediação do professor Ivan e com o material teórico que foi disponibilizado. Pude compreender melhor a forma com que, a alfabetização vem sendo feita e perceber o grande abismo que separa a teoria da prática.

Com os textos aprendemos como é importante levar em consideração da história do aluno, sua "bagagem cultural", a importância de começar a alfabetização com contextos da realidade do aluno e respeitar o desenvolvimento do mesmo... muitas coisas foram lidas, relidas e idealizadas.

Porém, quando me deparei com a prática, no Estágio Supervisionado I fiquei "assustada" e não tenho outra palavra para definir este sentimento. Tudo que havia estudado ao longo do período era posto em sala de aula de outra forma. As crianças estavam sendo alfabetizadas pelo método de silabação, não brincavam, os conteúdos ensinados pela professora não partiam da realidade do aluno eram totalmente descontextualizados.

Fiquei bem desanimada, pois, toda a minha espectativa de ver o que eu aprendia na teoria ser aplicado na prática não aconteceu. Me senti um "peixe" nadando contra a maré e percebi que terei um longo caminho se eu quiser que minha prática faça a diferença na vida das crianças que passarem por mim.

Acredito que a disciplina tenha conseguido alcançar seus objetivos. Pois, ela nos possibilitou conhecer o processo de aquisição da leitura e da escrita da criança de zero a seis anos, nos ajudou a refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o desenvolvimento da língua oral e da língua escrita na Educação Infantil.

A construção do Portfólio Eletrônico também foi de grande importância para esse período. Pois a avaliação formativa nos ajuda a sempre "mergulhar" mais afundo nos textos. Já que temos a possibilidade de estar sempre revendo e modificando as reflexões feitas por nós.

Não poderia encerrar sem parabenizar o professor Ivan pela sua ousadia em propor a construção desse Portfólio. Queria agradecer a atenção que ele dedicou a mim, sei que muitas vezes me peguei reclamando pois você ainda não tinha deixado nenhum comentário nas minahas reflexões. Porém, também sei que nehnhum outro professor tinha dedicado tanto o seu tempo em prol da minha formação e do meu desenvolvimento. Obrigada mais uma vez!

Bom é isso, e assim finalizamos mais um período...rumo ao 6º período....

Um comentário:

  1. Sua síntese, Bruna, está simplesmente excelente!! Muito boa esta reflexão e suas relações com a prática. O que precisamos fazer é levar uma outra forma de alfabetizar para a prática. As crianças da escola pública precisam de educadores que os ajudem a obter sucesso em suas aprendizagens. As inovações pedagógicas devem estar a favor deste sucesso.
    Por fim, eu tenho me esforçado muito para ser um professor que tenha como metas o sucesso de vocês nos processos de formação!!

    ResponderExcluir