terça-feira, 28 de julho de 2009

Avaliação do Processo de Produção do Portfólio




Fazer o Portfólio Eletrônico não foi uma tarefa muito fácil, dar continuidade, fazer as postagens nas datas certas, foi mais difícil ainda, Porém, ao chegar no final do período e ver o Blog completo é uma sensação muito boa...Ufa, sensação de dever cumprido... Porém, já fica um pouco de saudade, nem penso em não continuar a utilizar o Blog. Afinal, foi tudo construído por mim e eu mais do que ninguém sei as dificuldades que passeis para conseguir cumprir todos os prazos. Tirar o Blog do ar? Nem Pensar! E por mim poderíamos continuar utilizando ele na disciplina Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa II. Dar uma continuidade seria legal, pois ao final de todo o processo poderíamos ver o quanto avançamos e o mais importante o quanto produzimos de textos sem nos dar conta.


Acredito que isso seja o mais importante na avaliação formativa, a possibilidade do aluno estar sempre vendo em que pontos pode aprofundar mais a sua reflexão. E ver os pontos que está avançando e os que precisa melhorar mais...


Gostei muito de participar de uma avaliação formativa e acredito que seja de grande importância nós futuros professores vivenciarmos este tipo de avaliação. Pois, temos como perceber a importância de participar de uma avaliação em que podemos a todo momento está lidando com o erro e buscando sempre o acerto.


Poder vivênciar a avaliação formativa é importante também para pensarmos a forma com que iremos avaliar nossos alunos. Queremos continuar com aquele tradicionalismo de prova e nota ou queremos um aluno que participe de todo o processo de construção do seu conhecimento? Eu já fiz minha escolha! Tenho certeza que utilizarei a avaliação formativa na minha prática.


Bom é isso pessoal! Foi bom poder compartilhar com vocês as minhas reflexões e o mais importante ter acesso as reflexões de vocês, pois, concerteza elas também ajudaram na construção desse trabalho!


Beijos...




Um comentário:

  1. Bruna, que notícia maravilhosa o fato de quere continuar com o blog!! Dou a maior força!! Parabéns!!

    Fico feliz que tenha fechado com êxito o semestre!! Nossa proposta foi encerrada com alcance dos objetivos por vocês e por mim!! Acreditar que é possível fazermos a diferença é que faz com avancemos na direção de uma educação de qualidade e que leve os alunos a aprender!!!

    O bom é olhar para trás e vermos o quanto somos capazes de avançar, de mudar... Assumir este compromisso é de grande coragem!! Parabéns por também acreditar na " nossa loucura " de fazermos diferente e de fazermos " a diferença. Como diria Raul Seixas, "eu vou ficar maluco beleza" ou "eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"...
    Voltarei para visitar seu blog e ver como está se saindo...ehehehhe...

    ResponderExcluir